Certificação AZ-900

Na Avanade, somos incentivados a fazer as certificações da Microsoft, pois para os funcionários as provas são 0800 (gratuitas), passando ou não na certificação Podemos fazer quantas queremos, é só estudar e fazer a prova.

Como não tinha nenhuma certificação da Microsoft, e precisa entender o Azure, foquei na certificação Microsoft Azure Fundamentals, que tem como prova a Exam AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals.

Detalhes da Certificação


A certificação é focada nos conceitos e serviços do Azure.Ela não é indicada somente para menbros da equipe de desenvolvimento, mas para todos, desde da equipe de venda até o suporte, por ser uma certificação generalista. Nela você vai entender os conceitos de Iaas, PaaS e SaaS.

Prova / Experiência


A prova pode ser feita on-line ou presencial em um centro de provas. Cada uma das opções tem seus prós e contras.

Eu fiz a prova em um centro e curti a experiência. Alguns colegas da Avanade, falaram da experiência da prova on-line e falam que é cheio de regras, principalmente sobre o local aonde você for fazer a prova, pois tem que ser quase um quarto vazio. Qualquer coisa fora do padrão, você é desclassificado.

Para passar na certificação, precisei fazer a prova 2x. Isto mesmo, pois na minha primeira tentativa fui premiado com a temida prova das questões "fora do padrão" (muitos falam dela, falam que é um lenda urbana, mas ela existe mesmo). Na segunda tentativa, passei com nota 800 (o máximo que conseguimos é 1000).

Achei a prova normal (nem fácil, nem difícil), mas precisa estudar os tópicos, pois existe muitas questões com pegadinhas.

Existe provas mais fáceis, como a DP-900 (banco de dados), MS-900 (Microsoft 365) e PL-900 (Power Plataform), elas são nível iniciante, mas já são um pouco mais especificas e a AZ-900 engloba todos os conceitos do Azure, que você também poderá utilizar na AWS, Google Cloud ou outro serviço em nuvem.

Considerações Finais


Estudar para tirar um certificação, não é decorar, é sim, entender sobre o assunto. Estude, pratique e se torne um profissional desejado pelo mercado com certificações, mas não decore, algum dia vão cobrar o seu conhecimento.

 

Compartilhe
Dados do artigo
Publicado em 02/12/2021 13:49
Autor: Marlon Tiedt
Categorais: Programação